Cálculo Renal
O que são cálculos renais?
Cálculos renais é o mesmo que “pedra nos rins”. Outro sinônimo bastante usado é nefrolitíase. Trata-se da formação de estruturas sólidas no trajeto urinário. Esses cálculos são geralmente formados no rim pela supersaturação da urina.
Qual é o melhor exame para detectar um cálculo renal?
O melhor exame para diagnosticar o cálculo renal é a tomografia computadorizada de abdome.
Como é feita a tomografia de abdome?
A tomografia de abdome é um exame radiológico no qual o paciente passa através de uma máquina chamada tomógrafo que usa os mesmos princípios do raio-x para identificar os órgãos abdominais. Tem uma excelente sensibilidade para identificar os cálculos renais.
Todos os pacientes com cálculos renais devem ser tratados?
Nem todos os pacientes com pedras ou cálculos renais deverão receber tratamento. Em linhas gerais devem ser tratados aqueles cálculos que estiverem causando algum prejuízo ao paciente como nos casos de infecção urinária refratária, dores, perda de função renal ou obstrução do fluxo urinário.
Os cálculos renais que não causam sintomas também devem ser tratados?
Genericamente, recomenda-se o tratamento ativo de cálculos renais assintomáticos, caso os mesmos tenham diâmetro maior que 1,5 cm. Em caso de cálculos menores, avaliamos outros fatores como crescimento do cálculo, capacidade do paciente em ser atendido prontamente caso o cálculo comece a provocar sintomas e também presença de comorbidades.
Existe tratamento medicamentoso para os cálculos renais (“pedras nos rins”)?
Muito raramente pode se tentar a dissolução dos cálculos renais, caso tenhamos certeza de tratar-se de pedras compostas por ácido úrico. Entretanto, grande parte dos pacientes não suporta tal tratamento por intolerância gástrica ou mesmo por efeitos colaterais do excesso de sódio presentes em alguns medicamentos utilizados.
Quais são os principais procedimentos para tratar os
cálculos renais?
Os principais procedimentos para o tratamento dos cálculos (“pedras”) nos rins são:
Ureterorrenolitotripsia a Laser, Nefrolitotripsia Percutânea e Litotripsia Extracorpórea (LECO).
A ureterorrenolitotripsia a laser é um procedimento no qual introduz-se um aparelho muito fino com uma câmera na ponta, através do canal urinário e navega-se até o cálculo que é então destruído com a ajuda do laser. Geralmente indicada para cálculos menores do que 1,5 centímetro.
A nefrolitotripsia percutânea é um procedimento no qual faz se um pequeno orifício na região lombar do paciente e cria-se um trajeto entre a pele do paciente e a pedra que se encontra dentro do rim. Introduz-se um aparelho que tem também uma câmera, através da qual o cálculo (pedra no rim) é identificado e bombardeado, com posterior retirada dos fragmentos. A nefrolitotripsia percutânea está mais indicada para cálculos maiores que 2,0 centímetros.
A litotrispia extracorpórea também chamada de LECO é um procedimento no qual o paciente é acoplado a uma máquina que canaliza ondas mecânicas para o cálculo, de maneira a fragmentá-lo em partes passíveis de eliminação espontânea.
Nas cirurgias para tratamento de pedra no rim é necessário usar algum tipo de sonda ou catéter?
O catéter “duplo jota” tem diversas funções: facilitar a saída de fragmentos de cálculos e de coágulos sanguíneos, evitar quadro de cólicas devido a edema (inchaço) no ureter, servir de molde para cicatrização adequada do ureter e promover a dilatação do ureter para facilitar procedimentos posteriores.
O catéter “duplo jota” causa algum sintoma?
Cirurgia Robótica
Laser para Cálculos Renais
Laser para Cálculos Renais
Cirurgia Robótica
Sobre o Dr.
Atendimento
Formação
Estrutura
Localização
Acompanhe o meu Blog
Médicos Urologistas em Goiânia e o Câncer de Próstata
Recentemente tenho sido bastante perguntado a respeito do desenvolvimento e da capacidade dos médicos urologistas goianienses, especificamente a respeito do tratamento do câncer de próstata. Respondo sistematicamente que a nossa cidade (e nosso estado) conta com...
Considerações Anestésicas Sobre a Cirurgia de Prostatectomia Radical Robótica
A Prostatectomia Robótica é realizada sob anestesia geral. É de suma importância checar se o oxímetro, o acesso venoso e o cuff do aparelho de medir pressão arterial estão devidamente funcionantes, pois os braços do paciente permanecerão de difícil acesso durante a...
Indicações e Contraindicações de Prostatectomia Radical Robótica para o Tratamento do Câncer de Próstata
A estratificação de risco para o câncer de próstata baseia-se no valor do PSA, grau tumoral e estadiamento clínico. Doença de baixo risco é definida como PSA menor que 10 ng/dL, Escore de Gleason 6 ou menos, e estadiamento clínico até T2a. O paciente de risco...
Procurando um especialista em
Cirurgia Robótica?