Fimose
O que é Fimose
Fimose é a dificuldade de exposição da glande (popularmente conhecida como “cabeça”) do pênis. Acontece devido a estreitamento no prepúcio, que é a pele que recobre a glande.
Qual é o melhor exame para detectar a Fimose
A Fimose é diagnosticada apenas pelo exame físico feito pelo médico no consultório, ou seja, não necessita de exames complementares.
Como é feita a cirurgia de Fimose
A cirurgia para correção da Fimose, também chamada de postectomia, é realizada retirando a pele que recobre a glande. Dessa forma, a glande fica sempre exposta. Sempre se utiliza a anestesia local, e na nossa equipe, temos por rotina acrescentar uma sedação leve com a presença de um anestesista para maior segurança e conforto do paciente.
Todos os pacientes com Fimose devem ser tratados?
Algumas crianças conseguem expor a glande por meio de massagens e tentativas. Quando um paciente, por exemplo, na adolescência ainda tem fimose, a cirurgia está indicada. Na verdade, até bem antes disso indica-se a cirurgia.
Por que corrigir a fimose?
Muitos paciente convivem relativamente bem com a fimose, entretanto, a indicação cirúrgica permanece, pois existe o risco da pele do prepúcio se retrair e não retornar, ocasionando a dificuldade de chegada de sangue na glande.
Nesse caso, a cirurgia se torna uma emergência, pois coloca em risco a circulação na glande.
É importante também que a glande esteja acessível para ser higienizada adequadamente, evitando complicações como o câncer de pênis.
Outro motivo para se operar a fimose é que essa dificuldade de exposição, atrapalha muito a relação sexual, pois a pele do prepúcio acaba se rompendo ou fissurando durante a relação, causando dor e porta de entrada para infecções.
Apenas pacientes com fimose devem ser submetidos a essa cirurgia?
Não, alguns pacientes apresentam um tipo de infecção de repetição por fungo no prepúcio, chamada (balanopostite), que também se beneficia da postectomia, sendo a mesma cirurgia da fimose.
Cirurgia Robótica
Laser para Cálculos Renais
Laser para Cálculos Renais
Cirurgia Robótica
Sobre o Dr.
Atendimento
Formação
Estrutura
Localização
Acompanhe o meu Blog
Médicos Urologistas em Goiânia e o Câncer de Próstata
Recentemente tenho sido bastante perguntado a respeito do desenvolvimento e da capacidade dos médicos urologistas goianienses, especificamente a respeito do tratamento do câncer de próstata. Respondo sistematicamente que a nossa cidade (e nosso estado) conta com...
Considerações Anestésicas Sobre a Cirurgia de Prostatectomia Radical Robótica
A Prostatectomia Robótica é realizada sob anestesia geral. É de suma importância checar se o oxímetro, o acesso venoso e o cuff do aparelho de medir pressão arterial estão devidamente funcionantes, pois os braços do paciente permanecerão de difícil acesso durante a...
Indicações e Contraindicações de Prostatectomia Radical Robótica para o Tratamento do Câncer de Próstata
A estratificação de risco para o câncer de próstata baseia-se no valor do PSA, grau tumoral e estadiamento clínico. Doença de baixo risco é definida como PSA menor que 10 ng/dL, Escore de Gleason 6 ou menos, e estadiamento clínico até T2a. O paciente de risco...
Procurando um especialista em
Cirurgia Robótica?