Laser Para Cálculos Renais
O que são os Cálculos Renais?
Cálculos Renais são deposições sólidas originadas em algumas partes do trato urinário de homens e mulheres. Na prática, são verdadeiras pedras formadas em um local onde deve haver apenas líquido (urina).
Onde se formam os Cálculos Renais?
Os Cálculos Renais se formam dentro dos rins
Por que os Cálculos Renais causam tanta dor?
Os cálculos renais causam dor porque obstruem, ou seja, “entopem” o fluxo urinário normal. Uma vez que a urina não tem para onde escoar, o rim aumenta seu volume e passa a proporcionar fortíssimas dores.
Como é o tratamento dos Cálculos Renais?
O tipo de tratamento para os Cálculos Renais vai depender de alguns fatores, dentre eles o tamanho dos cálculos, o seu grau de dureza (densidade) e sua localização.
A maioria dos tratamentos para os Cálculos Renais atualmente são feitos através de técnicas endoscópicas (sem cortes através de orifícios naturais).
Por que os Cálculos Renais se formam?
Existem diversas causas possíveis para a formação dos Cálculos Renais. A causa mais comum é a ingesta inadequada de água, geralmente em volumes baixos, o que faz com que os cristais da urina se precipitem e formem as pedras nos, que são os cálculos renais. Entretanto, existem pacientes que mesmo hidratando-se bem, ainda formam cálculos renais. Esses pacientes têm alguma alteração metabólica que o faz formar cálculos renais. Uma alteração que encontramos comumente é o aumento de excreção de ácido úrico em pacientes que tem uma doença chamada “gota”, por exemplo.
É possível evitar o aparecimento de Cálculos Renais?
Garantir totalmente que cálculos renais sejam formados não é possível. Entretanto podemos tomar medidas que reduzem muito a formação dos Cálculos Renais, inclusive diminuindo da chance de um paciente formador de Cálculos Renais ser submetido a alguma cirurgia.
Quando os Cálculos Renais devem ser operados?
Os Cálculos Renais devem ser operados quando o paciente está com muita dor, refratária a tratamentos com analgésicos. Também devem ser operados, os pacientes que têm cálculos que estejam obstrutivos e sem perspectiva de eliminação espontânea, em cálculos renais maiores que 8 mm, mesmo que não estejam obstrutivos, em pacientes com Cálculos Renais obstrutivos em vigência de sintomas de infecção urinária (neste caso apenas é feita uma desobstrução parcial e a cirurgia geralmente é terminada em um segundo momento, depois de controlada a infecção), dentre outras.
É possível operar Cálculos Renais sem cortes?
Sim, é possível operar os Cálculos Renais sem cortes. Na verdade, na esmagadora maioria dos pacientes, os tratamentos são feitos sem cortes e os cálculos são destruídos usando-se a fonte de energia com laser para fragmentação.
Laser para Cálculos Renais, é possível?
Sim, na verdade é realizado de rotina em quase todos os casos. Permite que o paciente sinta menos dor no pós-operatório, podendo receber alta de maneira precoce.
Os Cálculos Renais podem ser operados por Cirurgia Robótica?
Geralmente a técnica Robótica não é indicada para o tratamento dos Cálculos Renais. Pode ser realizada, mas em caráter de excessao.
Cálculos Renais e Pedras nos Rins são a mesma coisa?
Qual o melhor tratamento para os Cálculos Renais?
Qual o melhor exame para detectar os Cálculos Renais?
Todos os pacientes com Cálculos Renais devem ser operados?
Qual o nome da cirurgia para tratamento dos Cálculos Renais?
Quais as vantagens da cirurgia a laser para o tratamento dos Cálculos Renais?
Quais as desvantagens da cirurgia a laser para o tratamento dos Cálculos Renais?
Cirurgia Robótica
Laser para Cálculos Renais
Laser para Cálculos Renais
Cirurgia Robótica
Sobre o Dr.
Atendimento
Formação
Estrutura
Localização
Acompanhe o meu Blog
Médicos Urologistas em Goiânia e o Câncer de Próstata
Recentemente tenho sido bastante perguntado a respeito do desenvolvimento e da capacidade dos médicos urologistas goianienses, especificamente a respeito do tratamento do câncer de próstata. Respondo sistematicamente que a nossa cidade (e nosso estado) conta com...
Considerações Anestésicas Sobre a Cirurgia de Prostatectomia Radical Robótica
A Prostatectomia Robótica é realizada sob anestesia geral. É de suma importância checar se o oxímetro, o acesso venoso e o cuff do aparelho de medir pressão arterial estão devidamente funcionantes, pois os braços do paciente permanecerão de difícil acesso durante a...
Indicações e Contraindicações de Prostatectomia Radical Robótica para o Tratamento do Câncer de Próstata
A estratificação de risco para o câncer de próstata baseia-se no valor do PSA, grau tumoral e estadiamento clínico. Doença de baixo risco é definida como PSA menor que 10 ng/dL, Escore de Gleason 6 ou menos, e estadiamento clínico até T2a. O paciente de risco...
Procurando um especialista em
Cirurgia Robótica?